Joaquim Barbosa, é coisa de preto

Primogênito de oito filhos, pai pedreiro, mãe dona de casa e arrimo de família antes de completar a maioridade. Biografia similar a de muitos brasileiros que tem o futuro limitado por receberem de herança as dificuldades sociais. Só que nesse caso o final é diferente, pois essa é a vida de Joaquim Barbosa e ele não aceitou o destino de exclusão que queriam lhe colocar.




Para mudar seu destino foi preciso lutar. Muda-se para a capital da esperança e ali concilia o trabalho em gráfica com o término do segundo grau. Só a educação muda a vida de alguém e com esse espírito consegue se formar Bacharel em Direito. Trilha sua carreira de jurista acrescentando experiências internacionais até chegar a ser Mestre e Doutor. Sim... Preto, Mestre e Doutor.

Esse é Joaquim Barbosa. Representatividade importa e por anos isso existiu quando ao olhar para a cadeira mais importante do poder judiciário desse país as pessoas viam ali o vitorioso negro de Paracatu - Minas Gerais e tinham na sua mente a certeza: eu também posso chegar onde eu quiser!



Joaquim Barbosa é o homenageado pela Tom Maior no Carnaval 2020 em uma das ala das com 90 integrantes, na noite de 21 de fevereiro.


Modelo da fantasia da ala Joaquim Barbosa

É coisa de preto

Em 2020 a Tom Maior apresentará o enredo: “É coisa de Preto”, quando será a segunda escola a desfilar na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, pelo Grupo Especial paulistano.

"É Coisa de Preto" é um enredo afirmativo, que mostra que a contribuição de negros e negras para a formação de nossa nação vai muito além do estereótipo. Nosso desfile mostrará como os africanos se tornaram afro-brasileiros e trouxeram sua contribuição não só física, mas (principalmente) intelectual no desenvolvimento de nossa sociedade.





Líderes, estudiosos, escritores, poetas, artistas populares e eruditos, transgressores sociais... Personagens que o preconceito insiste em ofuscar de nossa história, mas que devem ser trazidos aos holofotes para o devido reconhecimento, e também para inspirar as novas gerações.

Como participar do Carnaval 2020

O carnaval na Tom Maior começa bem antes de fevereiro, muito antes de janeiro. O carnaval do ano posterior é algo que começa o fim do desfile e devido a esse esmero na produção e realização, é importante que todos sejam participativos, engajados e afinados!

É importante é participar do máximo de ensaios e eventos possíveis, principalmente os técnicos em Janeiro e Fevereiro.

Desde abril de 2019 a Tom Maior abriu o contato com os interessados em participar dos desfiles. Milhares de pessoas já asseguraram sua participação no desfile que acontece na noite de 21 de fevereiro. Agora a poucos dias da apoteose do Carnaval 2020, a agremiação abre lista de espera para interessados ocuparem possíveis vagas em alas.




Para conferir as disponibilidades, basta ACESSAR AQUI. Os interessados em participar de possíveis vagas desistentes para o Carnaval 2020 e preencher os dados no formulário, poderão também ser os primeiros a serem alocados nas alas do Carnaval 2021.

Postar um comentário

0 Comentários