Tom Maior recebe visita do cônsul-geral da França em São Paulo

Apresentando a versão em cordel de um livro original escrito por francês, a Tom Maior recebeu nesse domingo a visita do cônsul geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d'Orfeuil. A autoridade diplomática participou do ensaio da agremiação e conheceu os trabalhos e movimentos rumo ao carnaval onde o "Pequeno Príncipe no Sertão" será apresentado como enredo. 






Yves Teyssier d'Orfeuil e Judson Salles durante o ensaio. Foto: Divulgação


"Foi um grande prazer visitar a escola de samba Tom Maior e assistir ao ensaio hoje. O enredo esse ano é "Pequeno Príncipe no Sertão" em homenagem ao "Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry. Um grande orgulho par nós, símbolo da amizade", comentou o cônsul-geral.



"Muito feliz de receber o Cônsul francês TeyssierdOrfeui em nosso ensaio de hoje. Viva nossa cultura. Viva o Pequeno Príncipe no Sertão", comentou o diretor da Tom Maior, Judson Salles.

Le Petit Prince

O Pequeno Príncipe é uma obra literária do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que conta a história da amizade entre um homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos, com um principezinho que habita um asteroide no espaço.

O título original é Le Petit Prince, e o livro foi publicado pela primeira vez em 1943, nos Estados Unidos.

Esta obra é marcada pelo seu alto teor filosófico e poético, mesmo sendo considerada a princípio uma literatura para crianças.





O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais traduzido do mundo, contabilizando aproximadamente mais de 160 idiomas, e um dos mais vendidos por todo o planeta. O clássico ganhou diversas adaptações, seja no cinema ou em espetáculos teatrais e musicais.


Quadra em momento de ensaio da Tom Maior. Foto: Divulgação

O Pequeno Príncipe no Sertão

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Uma das frases mais reproduzidas da literatura pertence ao livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Em 2022, a Tom Maior vai trazer essa e outras reflexões da obra infantil para a Avenida, mas de um jeitinho bem brasileiro, contextualizando a história no Nordeste. “O Pequeno Príncipe no Sertão” é o nome do enredo que será desenvolvido pelo carnavalesco Flávio Campello.

Acesse aqui ao SAMBA da Tom Maior para o Carnaval 2022

Há quem diga que o autor se inspirou na capital do Rio Grande do Norte, Natal, para escrever este clássico da literatura. Por isso, nada mais justo do que recontar O Pequeno Príncipe no sertão nordestino: “Por que não transmitir as mensagens do livro, adaptando-o para o sertão, unindo a sabedoria de O Pequeno Príncipe ao berço da sabedoria popular que é o nosso Nordeste?”, diz o carnavalesco.

O livro de Antoine de Saint-Exupéry traz muitas lições atemporais. Para carnavalizar e abrasileirar essa história, Flávio Campello vai contar com a ajuda de personagens conhecidos do sertão: “Por que nosso aviador não pode ser um sertanejo caminhoneiro? Por que a revoada de pássaros que leva O Pequeno Príncipe a viajar não poderia ser de asas brancas? Por que o Rei não poderia ser o Rei do Maracatu? Sempre preocupados em manter a mensagem original, da obra original, com essa pequena adaptação ao nosso Nordeste tão festeiro, tão alegre, colorido! Iremos transformar o nosso Nordeste numa linda história lúdica! O público poderá esperar a emoção!”

Campello tinha com ele a vontade de trazer a história de O Pequeno Príncipe para o Carnaval. A ideia começou a ganhar força com a ajuda de Judson Salles, diretor de Carnaval da Tom Maior, que há muito também cogitava o tema. Da pesquisa, dois outros parceiros surgiram para agregar no projeto da agremiação: Josué Limeira, que adaptou a obra de Antoine de Saint-Exupéry para a literatura de cordel, e Vladimir Barros, ilustrador da versão. Empolgação é o que não falta para o carnavalesco: “Eu confesso que estou apaixonado por esse projeto! Estou muito motivado, e o melhor de tudo: será totalmente desenvolvido com tempo, amor e dedicação que essa quarentena nos proporcionará”, finaliza.


Carnaval SP 2022

Os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo acontecem nos dias 16, 21, 22 e 23 de abril, no sambódromo do Anhembi. O ciclo encerra no dia 29 de abril, com o Desfile das Campeãs. Participam da última noite a campeã do grupo de Acesso II, a primeira e a segunda colocada do grupo de Acesso e as cinco escolas com as maiores somas de notas do grupo Especial, incluindo a grande campeã do ano. Os ingressos para as cinco noites de evento estão à venda. Para garantir seu lugar no Carnaval da Vida, acesse www.clubedoingresso.com/carnavalsp.

Postar um comentário

0 Comentários