"Como (os estudantes) ainda estão em processo de desenvolvimento da leitura e escrita, as professoras
mostraram a obra e leram pequenos trechinhos para os alunos. E, por se tratar de um “Pequeno Príncipe”, o interesse da criança a transporta para um mundo de fantasia e imaginação. Esse foi o início do trabalho, que também proporcionou introduzir novos conceitos como por exemplo, o sertão", comentou a mantenedora da escola, Deise Roza, em entrevista ao site da Tom Maior.
Mini-escola
"Quem disse que ainda não teve desfile em São Paulo? Neste ano, nossa Mini-Escola de Samba trabalhou com o enredo da escola Tom Maior: O Pequeno Príncipe no Sertão... uma releitura repleta de criatividade e muito capricho das professoras e de muita animação e alegria das crianças", comentou a escola por meio das redes sociais.
De acordo com a escola, o projeto que levou o enredo da Tom Maior e a história do Pequeno Príncipe foi contemplado todos os mais de 70 estudantes. As crianças com menos de 3 anos participaram do mini-desfile, com fantasias baseadas na história. Já para os alunos a partir dos 3 anos, as professoras
conseguiram trabalhar o tema de forma simplificada, por se tratar de educação infantil, com
roda de conversa sobre o tema e sobre a letra do samba, para que eles compreendessem o
contexto e pudessem cantar trechos, principalmente os refrões.
"Os alunos também desenvolveram a musicalidade, por meio dos instrumentos musicais de nossa mini bandinha e a criatividade, auxiliando as professoras em detalhes das fantasias. Dessa forma, estiveram
envolvidos em todas as etapas para que, no momento de nosso mini-desfile, pudessem aproveitar o momento com muita alegria, mas de forma significativa e com objetivos pedagógicos bem traçados e definidos", contou a coordenadora da escola.
Alunos e pais
Passado dias desse evento que foi realizado, a escola vê um saldo positivo na programação carnavalesca e de educação. "A comunidade escolar, como um todo, elogiou demais o trabalho e na
escolha do tema da Tom Maior (...) A riqueza pedagógica que a Tom Maior nos proporcionou esse ano, para todas as faixas etária, é realmente incrível", garantiu a escola.
"Por tudo isso, queremos aproveitar para agradecer e parabenizar a Tom Maior pelo enredo.
Sem dúvida, é um tema com muita criatividade, simbolismo e significados que nos fazem
refletir sobre questões fundamentais na sociedade em geral, e do nosso sertão
especificamente. E uma das coisas mais importantes: mantém a esperança de um mundo
melhor e reconhece a importância da criança nesta construção. É uma poesia, com trechos
inesquecíveis e muito emocionantes", finalizou a mantenedora.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Uma das frases mais reproduzidas da literatura pertence ao livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Em 2022, a Tom Maior vai trazer essa e outras reflexões da obra infantil para a Avenida, mas de um jeitinho bem brasileiro, contextualizando a história no Nordeste. “O Pequeno Príncipe no Sertão” é o nome do enredo que será desenvolvido pelo carnavalesco Flávio Campello.
Acesse aqui ao SAMBA da Tom Maior para o Carnaval 2022
Há quem diga que o autor se inspirou na capital do Rio Grande do Norte, Natal, para escrever este clássico da literatura. Por isso, nada mais justo do que recontar O Pequeno Príncipe no sertão nordestino: “Por que não transmitir as mensagens do livro, adaptando-o para o sertão, unindo a sabedoria de O Pequeno Príncipe ao berço da sabedoria popular que é o nosso Nordeste?”, diz o carnavalesco.
O livro de Antoine de Saint-Exupéry traz muitas lições atemporais. Para carnavalizar e abrasileirar essa história, Flávio Campello vai contar com a ajuda de personagens conhecidos do sertão: “Por que nosso aviador não pode ser um sertanejo caminhoneiro? Por que a revoada de pássaros que leva O Pequeno Príncipe a viajar não poderia ser de asas brancas? Por que o Rei não poderia ser o Rei do Maracatu? Sempre preocupados em manter a mensagem original, da obra original, com essa pequena adaptação ao nosso Nordeste tão festeiro, tão alegre, colorido! Iremos transformar o nosso Nordeste numa linda história lúdica! O público poderá esperar a emoção!”
Campello tinha com ele a vontade de trazer a história de O Pequeno Príncipe para o Carnaval. A ideia começou a ganhar força com a ajuda de Judson Salles, diretor de Carnaval da Tom Maior, que há muito também cogitava o tema. Da pesquisa, dois outros parceiros surgiram para agregar no projeto da agremiação: Josué Limeira, que adaptou a obra de Antoine de Saint-Exupéry para a literatura de cordel, e Vladimir Barros, ilustrador da versão. Empolgação é o que não falta para o carnavalesco: “Eu confesso que estou apaixonado por esse projeto! Estou muito motivado, e o melhor de tudo: será totalmente desenvolvido com tempo, amor e dedicação que essa quarentena nos proporcionará”, finaliza.
Carnaval SP 2022
Os Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo acontecem nos dias 16, 21, 22 e 23 de abril, no sambódromo do Anhembi. O ciclo encerra no dia 29 de abril, com o Desfile das Campeãs. Participam da última noite a campeã do grupo de Acesso II, a primeira e a segunda colocada do grupo de Acesso e as cinco escolas com as maiores somas de notas do grupo Especial, incluindo a grande campeã do ano. Os ingressos para as cinco noites de evento estão à venda. Para garantir seu lugar no Carnaval da Vida, acesse www.clubedoingresso.com/carnavalsp.
Nota do editor: As imagens da ação da escola não foram publicadas nesse conteúdo para preservação da identidade e imagem das crianças e pelo fato de a Tom Maior não ter direitos e autorização de imagem daquelas pessoas que participaram do evento escolar.
0 Comentários