Neste domingo (10), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência lança a 6ª edição do projeto Samba com as Mãos. O evento acontece na quadra da Águia de Ouro, campeã do Carnaval SP 2020, a partir das 20h, com entrada gratuita.
Samba com as Mãos
Os 14 sambas-enredo que vão embalar os desfiles do grupo Especial nos dias 22 e 23 de abril, no sambódromo do Anhembi, foram traduzidos para a linguagem brasileira de sinais. Os clipes da 6ª edição do projeto, que inclui pessoas surdas e com deficiência auditiva no Carnaval de São Paulo, são uma produção da SMPED, com participações de intérpretes de LIBRAS, surdos e integrantes das 14 escolas de samba do grupo Especial.
O lançamento marcado para o dia 10 de abril, domingo, vai contar com a presença de representantes da Secretaria, da Liga-SP e um grupo de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Mas, a partir desta quarta-feira (6), os vídeos começam a ser liberados nas redes sociais da SMPED.
O processo
Cada um dos 14 sambas passou por uma fase de estudo, pesquisa e interpretação antes da tradução e gravação, em dezembro de 2021, na sede da Secretaria. É comum o uso de palavras de origem africana e ditos populares nas letras e, por isso, a tradução exige um trabalho em conjunto com um compositor, para que nada se perca e o contexto se mantenha. Todo o processo foi acompanhado por surdos.
Lançamento da 6ª edição do Samba com as Mãos
Quando: 10 de abril,domingo, às 20h
Onde: quadra da Águia de Ouro, na avenida Presidente Castelo Branco, nº 7683
Quanto: entrada gratuita
0 Comentários